domingo, 9 de maio de 2010

Unhas e pés: saúde e beleza!

A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano.

A palavra Podologia deriva do grego: "podo" significa pé e "logos" significa tratado. Assim, podemos definir Podologia como "estudo e tratamento dos pés". O tratamento é realizado por um Podologista ou podiatra, que é um profissional de saúde da área da Podologia, que tem como principal objetivo  tratar a causa da patologia, com capacidade para elaborar um diagnóstico mediante a recolha de dados e para efetuar o respectivo tratamento.

Um dos maiores problemas que as pessoas procuram solução na atualidade nessa área, é a unha encravada. Quando uma unha encrava além da dor que ela proporciona ela abre uma porta para infecções que podem ser graves dependendo do seu estado de saúde. Por isso é importante evitar que elas encravem e se encravarem devemos dar o tratamento devido.

Normalmente as causas das unhas encravadas são o uso contínuo de sapato apertado e o mau hábito de cortar as unhas até muito rente a pele e não lixá-las, mas o formato da unha da pessoas pode influenciar também.

O correto quando uma unha encrava é procurar um profissional que vá desencravá-la, não se deve cutucar ou tentar cortar a unha sozinho, você pode se ferir e causar mais problemas.


Para evitar as unhas encravadas:

_ Não corte as unhas até o "sabugo", deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
_ Corte as unhas com formato quadrado e finalize com lixa.
_ Não corte os cantinhos das unhas ou arredonde-os.
_ Não retire as cutículas, elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos.
_ Não use calçados apertados ou de bico fino por muito tempo, prefira os de ponta arredondada para períodos de longos uso.
_ Se notar qualquer alteração na cor ou na textura da unha procure um podólogo.


Fonte: Jornal Expresso, ano I, edição nº 14. Currais Novos/RN, 05 de maio de 2010. Pág. 02. Coluna - Opinião. Autor: Júlio Césas-Podologo.



Lembre-se , seus pés podem levar você a algum lugar, ou mesmo a qualquer canto, preferencialmente que não seja quadrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário