quinta-feira, 6 de maio de 2010

Os ideais movem os homens!

Imprescindíveis ao Ideário Socialista



Os ideais movem os homens, desde que o homem é homem e o ideal é ideal. Eles unem e desunem a humanidade. Diferenciam as pessoas. Fundamentam planos e projetos. São a causa de guerra e amistícios. Ai dos homens que não tem ideais...ou tiveram. Que não erram ou acertam por eles. Que não sonham. O que fizeram da vida? O que ousaram fazer? Há ideais e ideais. Homens e homens. Projetos. História.

Mas o que é certo é que os homens têm esperança. Sonham com dias melhores. Fazem o que podem para viver melhor. Uns tomam o egoísmo como seu ideal. Outros se pautam pela solidariedade. São dos solidários que eu desejo falar...

Ás vezes, eles parecem malucos, ilógicos, irracionais. Entregam suas vidas à faina partidária, sindical, estudantil, militante. Nem sempre acertam, nem sempre amam, também odeiam. Não conhecem a apatia. Envolven-se nas grandes lutas, mas também nas refregas cotidianas. Há tempos em que são perseguidos e nisso se assemelham aos primitivos fundadores das religiões. Mas, não desanimam. Miram-se nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Eles se inspiram em Marx, Guevara e caterva. Seguem o exemplo de heróis brasileiros como Zumbi, Tiradentes, Caneca, Prestes, Amazonas e mártires da luta social e democrática.

O Brasil está cheio de homens e mulheres solidários. Nas cidades e comunidades há milhares. Porém, há os mais resolutos. Hoje, aqui no Rio Grande do Norte, o Partido Comunista do Brasil homenageia algumas personalidades potiguares que se destacaram na luta social e política, com resolução e despreendimento revolucionário. Parte dessas personalidades não se encontra mais entre a gente e se fazem representar, neste ato, por seus familiares.

Peço uma salva de palmas para os Companheiros: Ataualpa Arruda Mariano, Claúdio Guerra, Irapuan Rocha e Manoel Gomes da Silva e In Memoriam de Alírio Guerra, Antonio Rosa e Silva, Francisco Guilherme de Souza, Glênio Sá, Luiz Maranhão, Oswaldo Guedes de Moura, Pretextato Cruz e Vulpiano Cavalcante.


Vital Nogueira. É advogado, Procurador Federal do INSS/RN, Poeta, militante e um dos construtores do Partido Comunista do Brasil/PCdoB em solo Potiguar. Vital, é Seridoense de Jucurutu.



O presente texto foi elaborado como forma de contribuição a uma homenagem do Comitê Municipal do PCdoB de Natal, aos 20 de setembro de 2009, aos que lutam incansavelmente pelo Socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário