sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mulheres do Brasil - 21ª

Mulheres que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do Brasil.


Ana Néri(1814-1880)

Heroína, precursora da enfermagem na Guerra do Paraguai.


Ana Justina Ferreira Néri nasceu aos 13 de dezembro de 1814 na então Vila da Cachoeira do Paraguassu ou Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira(BA), na antiga rua da Matriz, atualmente rua Ana Néri. Era filha de Luísa Maria das Virgens e de José Ferreira de Jesus. Casou-se com o oficial de marinha capitão-de-fragata Isidoro Antonio Néri, que faleceu em 1844 a bordo do brigue Três de Maio, no Maranhão.

Quando irrompeu a Guerra do Paraguai, em dezembro de 1864, Ana morava em Salvador com os filhos Isidoro Antônio, Antônio Pedro e Justiniano. Em 8 de agosto de 1865, enviou ofício ao presidente da provincia solicitando trabalho como enfermeira na guerra. Alegava dois motivos: atenuar o sofrimento dos que lutavam pela defesa da pátria e estar junto aos ilhs, que já se achavam na frente de batalha.

Ana não esperou a resposta de seu pedido e embarcou junto com o exército de voluntários no dia 13 de agosto de 1865. A resposta do presidente da província chegou mais tarde, definindo a sua contratação como enfermeira para servir com as tropas no Paraguai. É considerada a primeira enfermeira voluntária no Brasil, embora a paulista Felisbina Rosa seja mencionada como a primeira a partir para o front paraguaio.

Ana Néri ficou por quase cinco anos com o exército. Perdeu um filho e um sobrinho na guerra e teve extraordinária atuação como enferemeira. Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, quando regressava da Guerra, recebeu várias homenagens. Foi apresentada, em 6 de maio de 1870, por uma comissão de senhoras baianas residentes na capital, com uma coroa de ouro onde estava gravado "À heroína da caridade, as baianas agradecidas". Hoje, essa coroa faz parte do acervo do Museu do Estado da Bahia. Recebeu um álbum com a dedicatória "Tributo de admiração à caridosa baiana por damas patriotas". Vitor Meireles pintou seu retrato em tamanho natural, que foi exposto na sede da Cruz Vermelha Brasileira.

No dia 5 de julho de 1870, chegava à Bahia, no vapor Arino, a "mãe dos brasileiros", como foi denominada pelo Exército na campanha do Paraguai. Posteriormente voltou ao Rio de Janeiro, onde faleceu em 20 de maio de 1880, aos 66 anos. Está sepultada no cemitério de São Francisco Xavier.


Fontes: Bernardino José de Sousa, Heroínas baianas; Carlos Augusto de Campos, As heroínas do Brasil; Edith Mendes da Gama Abreu, " Ana Nery ", revista do IHGB/BA; Valentin Benício da Silva, A mulher na evolução do Brasil.



Com esta publicação, homenageamos tod@s os profission@is da enfermagem por ocasião da passagem da comemoração do seu dia. Vasta categoria profissional, presente em todo território nacional, fundamental na concepção e execução das políticas públicas de saúde em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário