sexta-feira, 2 de julho de 2010

A viúva Porcina e a seleção brasileira!

Se é verdade que é dos carecas que elas gostam mais, não há do que reclamar dos gols marcados pelos antigos invasores e ocupantes de nossa prestigiada região nordeste, notadamente a faixa litorânia, os holandeses deixaram marcas em nossa história passada, e no presente ocuparam um espaço por nós tão almejado, agora não houve invasão, a não ser a da pequena área de nossa tão festejada defesa, dizem os mais afoitos que é a melhor dupla de área do mundo, personalizada nas figuras de Lúcio e Juan.


Coisa para inglês ver

A prática da atividade esportiva, sobretudo com a introdução da bola no mundo esportivo é uma inspiração dos asiáticos, especificamente dos chineses, esta história de que é uma iniciativa tipicamente dos ingleses aqui introduzida, é como se diz no popular: é coisa para inglês ver.


Muita propagando e pouco futebol

E pouco provável que exista algum brasileiro que goste de futebol que não se envolva emocionalmente com as disputas esportivas, principalmente com as do futebol, e em se tratando da Seleção Brasileira naturalmente que a drenalina aumenta ainda mais, podendo inclusive chegar a congestionar as vias coronárias, provocando a chamada morte súbita: infarto fulminante.

De regra os comentaristas esportivos aproveitam-se do momento para criar um ambiente de potencial de nossa Seleção incompatível com o talento dos seus atletas e da capicidade de sua equipe, gerando assim uma forte decepção, e por vezes uma dor insuportável nos corações e mentes de nossos desavisados torcedores, ou seja, a propaganda é acima do compromisso e da qualidade do futebol que se pode apresentar. Lembrando que o resultado do confronto é produzido dentro das quatros linhas. Em nada o excesso de conversa e propanda fiada ajuda na produção dos resultados positivos. É como gol contra, só comemora o time que se beneficia do infortúnio do adversário.


O sonho do hexa

Não foi ainda desta vez, poderá ser em 2014 em solo pátrio, a esperança conta muito e é somente com ela que podemos contar no momento, ainda bem  que ela existe. Como somos jovens não vejo nenhum problema em esperar um pouco mais, apenas 48 meses, pouco mais de 17.520 dias, é como dizia minha mãe: num chore não, no instante passa, nesse caso, no instante chega............e estaremos de novo cheios de alegria e entusiasmo com a nossa selação canarinho.


Sentimento de pertencimento

A nossa seleção em termos de qualidade e conjunto, pode ser comparada como a viúva porcina, FOI SEM NUNCA TER SIDO de boa qualidade, mesmo com talentos individuais, não se consequiu formar uma boa equipe. 

De regra, os nossos jogadores são bons, mas demonstraram-se incapazes de converter a capacidade individual em força e talento coletivo, capaz de tornar insuperável, ou mesmo invencível o nosso escrete de ouro, num certame tão cobiçado como uma competição de dimensão planetária como é a Copa do Mundo. Parece faltar sentimento de pertencimento aos nossos pupilos. Se os baixos salários são um problema em qualquer atividade profissional, parece que os altos salários também não é a solução para os nossos atletas. A situação fica ainda pior se se aplicar o princípio de que a prática é o critério da verdade.


Continente de exploração, resistência e alegria

A África é o palco, tendo como cenário várias cidades e regiões, merecidamente o continente recepciona o mundo que outrora saqueou patrimônios, vidas e liberdades, principalmente com o desterro de milhões de homens e mulheres para serem escravos e construtores de riquezas que foram proibidos de usufruir.

A fúria dos dominadores e exploradores, não se conteve com a escravidão, assassinou milhares, criou o Apartheid, regime de segregação racial, prendeu e manteve no cárcere por 28 anos seguidos o símbolo da resistência negra africana: Nélson Mandela, que em liberdade se tornou sua Excelência, o presidente da República dos negros e africanos. É um orgulho do contimente e do mundo.

Merecidamente, a África se apresenta ao mundo "civilizado" através de uma competição esportiva tão festejada.


As curvas da jabulani

Tenho a opinião de que o técnico Dunga é um profissional de personalidade e de muita qualidade, apenas não conseguiu implementar o seu objetivo tático, não por ele próprio, mas devido aos limites e insuficiências de seus comandados.

A  jabulani, sem dúvida foi uma personalidade muito exaltada e até responsabilizada pelos fracassos de alguns, mas uma coisa é certa, todos disputaram as partidas com a mesma bola, ou melhor com uma jabulani.


Em 2014 esperamos em solo potiguar conquistar o tão sonhado hexa.


Parabéns ao Brasil por ter em sua construção histórica, social, esportiva e cultural uma atividade tão envolvente como o futebol.


Sim, cuidado com a Jabulani!











Nenhum comentário:

Postar um comentário