terça-feira, 10 de maio de 2011

Mulheres do Brasil - 32ª

Mulheres que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do Brasil.


Catarina Laudsberg (c. 1910 - ? ) Ativista política.


Como militante do Partido Comunista do Brasil(PCdoB), participou da fundação da União Feminina do Brasil no ano de 1935.

Essa organização fazia parte da Aliança Nacional Libertadora(ANL), movimento organizado no mesmo ano. No espaço de alguns meses, a ANL teve uma extraordinária expansão, criando mais de 1.600 núcleos pelo Brasil. 

A Aliança foi uma coligação de partidos de esquerda, sindicatos e alguns tenentes, reunindo a classe média e o operariado numa numa frente contra o imperialismo e o fascismo.

As reivindicações pelos direitos da mulher também faziam parte do programa da ANL. Catarina foi uma das fundadoras do núcleos de organização das mulheres.

Estes dois movimentos estavam sob a direção dos comunistas brasileiros. Foram reprimidos pelo governo, acusados pelo chefe de polícia Felinto Muller de serem organizações financiadas por estrangeiros.

Fechada a Aliança, iniciou-se uma onde de prisões por todo o Brasil, que culminaria, em 1937, com o golpe de estado e a instauração do Estado Novo.



Fonte: Maria Amélia A. Teles, Breve história do feminismo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário