sábado, 21 de maio de 2011

A cara da miséria!

Dados do censo 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a miséria tem uma cara no Brasil. Os grupos mais vulneráveis são as crianças, os indígenas e moradores de estados do Nordeste.

Na análise por cor ou raça, a maior proporção de miseráveis está entre a população que se autodeclara indígena: 40%. A taxa é bem superior à verificada nos demais grupos: 12%(pardos), 10%(pretos), 9%(amarelos) e 5%(brancos).

Outro dado significativo é a maior incidência de miséria entre crianças brasileiras. Como as famílias mais pobres têm em média mais filhos, a taxa de pobreza no grupo de 0 a 14 anos é o dobro(14%) da verificada no restante da população(7%).


Fonte: jornal Tribuna do Norte/RN, 19 de maio de 2001, pág.07.



O caminho para superar a pobreza e a miséria é o de buscar permanentemente democratizar a sociedade e combater a enorme injustiça social ainda existente, o eixo desta luta precisa adotar como diretriz para que cada cidadão tenha os mesmos direitos, condições e oportunidades para o seu desenvolvimento.

Avançar nas transformações políticas e buscar integrar o povo na construção de uma nova ordem, de natureza inclusiva e de sentimento humanista e solidário É UM DESAFIO AINDA NÃO SUPERADO. Uma alternativa viável e possível na atual quadra política é construção de um Novo Projeto Nacional e Desenvolvimento para o Brasil.

8% dos nossos brasileiros, aproximadamente 16 milhões de pessoas(dados também do IBGE), homens, mulheres, crianças, jovens e adultos, todos chagados socialmente e atingidos na sua dignidade humana pelo modelo concentrador de riquezas e excludente de direitos(sociedade capitalista) e oportunidades ainda vigente em nossa pátria.


Pelo Desenvolvimento e pela dignidade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário