terça-feira, 9 de março de 2010

Mulheres do Brasil - 16ª

Mulheres que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do Brasil.


Carmem Gomes (1900-1955)    Cantora Lírica.



Carmem Gomes de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro(RJ), no dia 05 de março de 1900. Iniciou seus estudos particulares com a cantora Camila da Conceição. Cursou a Escola Nacional de Música e estreou em 1925, no Teatro Municpal do Rio de Janeiro, interpretando a Tosca.

Nos anos seguintes, cantou com muito sucesso no Brasil e Argentina. Em 1935, fez parte da comitiva artística que acompanhou o presidente Getúlio Vargas a Buenos Aires, fazendo Ceci, papel principal da ópera O Guarani, de Carlos Gomes. Durante a década de 30 foi contratada da rádio Mayrink Veiga, como cantora de ópera.

Junto com o marido, o tenor Reis e Silva, Carmem continuou a interpretar Ceci por todo o Brasil, quando, em 1944, tornou-se professora de declamação lírica da Escola Nacional de Música. Na catédra, criou as óperas O descobrimento do Brasil e Tiradentes. Em sua homenagem, a Escola de Música da UFRJ realiza, desde 1971, o concurso de canto lírico Carmem Gomes.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de julho de 1955. Existe um busto seu, em bronze, na Praça Paris, uma das nove estátuas de mulheres existentes na cidade do Rio de Janeiro. Foi instalado a 4 de março de 1958 por iniciativa da Sociedade de Artístas Líricos Brasileiros, em uma àrea especial dedicada aos monumentos de intelectuais brasileiros.



Fonte: Enciclopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica; Mariana Várzea, Mulheres de bronze; Tereza Cristina Tesser, De passagem pelos estúdios: a presença feminia no início do rádio no Rio de Janeiro e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário