segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sousa: e o vale dos dinossauros!

O Vale dos Dinossauros compreende uma área de mais de 700Km2, abrangendo 12 municípios(Sousa, Aparecida, Marizópolis, São Francisco, Vieirópolis, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz, Santa Helena, Triunfo, Uirauna, São João do Rio do peixe e Cajazeiras).

Trilhas da passagem

São aproximadamente 30 localidades, as mais importantes em Sousa(como as trilhas das localidades da Passagens de Pedras e Fazenda Ilha, a mais próxima da sede do município), em que se registra pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies de 20 níveis estratigráficos.

São pegadas fossilizadas que variam de 5cm como a de dinossauros não maior do que um galináceo até 40 cm de cumprimento a exemplo das pegadas de iguanodonte de 4 toneladas, 5 metros de envergadura e 3 metros de altura. A maior parte desta ilha são pertencentes aos dinossauros carnívoros.

Serrote da Miúda

Também encontran-se nesta vasta área, e em menor quantidade, achados de marcas de gotas de chuva petrificada, vegetação primitiva, partes de ossadas de animais pré-históricos, além de material arqueológico, como inscrições rupestres feitas por humanos primitivos, localizadas principalmente, no Serrote da Miúda, entre os municípios de São Francisco e Santa Cruz.

Carcharodontossauro

Tinha 5,8 metros de altura e comprimento de 14 metros, pesava 8.000,0 Kg e viveu há mais de 113 milhões de anos.

O valor histórico do sertão

Sousa, está situada no sertão paraibano do nordeste brasileiro, tem uma área de 1.300 Km2 e uma população urbana e rural de aproximadamente 80 mil pessoas, está distante 420 Km do litoral, e encontra-se acima do nível do mar em 224 metros, tendo temperatura média de 27º.

Sousa, por tudo isso é um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo.

Com informações do acd.ufrj.br/geologia/sbp/vdino.htm.

A sugestão de pauta desta matéria foi uma colaboração do meu filho João Pedro, que é um admirador dos Dinossauros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário