quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O filho do Padre Roma!

José Inácio de Abreu e Lima, nasceu aos 06 de abril de 1794 e faleceu aos 08 de março de 1869, em Recife, Pernambuco.

Foi um dos generais de Símon Bolívar, um dos principais líderes pela libertação da América Espanhola.

Em 1818, deixou o Brasil, após a execução do Padre Roma-seu pai, devido a participação na Revolução Pernambucana de 1817.

Incoporou-se ao exército de Símon Bolívar-na condição de Capitão. Participou de batalhas diversas na luta de libertação da Venezuela e Bolívia.

É coniserado um dos heróis da independência da Venezuela.

Obras publicadas

O General Abreu e Lima, além de militar, era escritor e historiador, na condição de escritor publicou algumas obras, dentre as quais " Compêndios da História do Brasil "(1847), e o Socialismo(1855).

Nome de cidade

Após sua morte, mesmo muitos anos depois o General tem sido sempre lembrado pelo seu legado libertário, foi homenageado tendo seu nome colocado na cidade de Abreu e Lima, na região metropolitana de Recife. Por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva/Brasil e Hugo Chavez/Venezuela a refinaria de petróleo no complexo de Suape também levará o seu nome. Decisão justa ao patriota que também contribuiu com a libertação do país vizinho.

História que vai virar filme

Parceria entre os governos de Pernambuco e da Venezuela, vai possibilitar consolidar a histórica trajetória do General em filme. Esta foi uma decisão do Governador de Pernambuco Eduardo Campos e do governo da Venezuela através do Ministro da Cultura, Héctor Enrige Soto, tomada e anunciada no últino dia 05 de outubro no Palácio das Princesas, sede do governo de Pernambuco.

Sepultamento

Na condição de maçom ao morrer seu sepultamento foi proibido de ser realizado na cemitério de Santo Amaro(Recife), devido a ordens expressas do Bispo Dom Francisco Cardoso Alves. O General foi sepultado por imposição da autoridade católica no cemitério dos Ingleses.

A melhor forma de homenagear o General Abreu e Lima é aprofundar os laços de amizade e cooperação entre os países da América. Se vivo estivesse, não estaria somente de acordo, mas também muito feliz com os fatos políticos que vêm ocorrendo nesta parte do mundo onde lutou e ajudou a construir a independência de vários povos e nações.

General Abreu e Lima.....................................Presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário