quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mulheres do Brasil - 22ª

Mulheres que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do Brasil



Heroínas de Tejucupapo (Século. XVII)

Mulheres pernambucanas que resistiram aos holandeses.


A pequena aldeia de Tejucupapo, na Zona da Mata pernambucana, foi palco de um dos mais dramáticos conflitos na resistência colonial portuguesa contra o domínio holandês. Coube às mulheres pegar em armas para defender a comunidade. Em janeiro de 1646, após a derrota das forças luso-brasileiras em Tabocas e em Casa Forte, houve uma reação e estas venceram, sucessivamente, as batalhas de Nazareth, Porto Calvo, Forte Maurício e Forte Santa Cruz. Nesse momento, a Paraíba e o Rio Grande do Norte também se levantaram contra os holandeses.

Em Pernambuco, trataram os resistentes de levantar novas estratégias dedefesa. Por sua vez, os holandeses sofriam com a falta de comida em Recife, efeito do corte de abastecimento de gêneros a partir do interior. Premido pela necessidade de consequir alimentos para sua tropa e recuperar posições militares, o comandante Lichart saiu de Recife, avançando sobre os povoados do litoral. No seu caminho estava Tejucupapo, onde viviam não mais de 100 pessoas. Ali os moradores se recolheram a um reduto cercado de pau-a-pique que haviam preparado. Os homens buscaram deter os holandeses, ainda na estrada, preparando-lhes uma emboscada. A inferioridade numérica dos pernambucanos foi fatal - todos os homens de Tejucupapo morreram.

Logo as mulheres pegaram em armas. O historiador J. Norberto afirma que os holandeses, foram por elas derrotados. O episódio de Tejucupapo foi recorrentemente lembrado nos séculos seguintes, com suas heroínas transformadas em símbolo da bravura da mulher brasileira, embora a história não tenha preservado o nome de nenhuma das corajosas mulheres.

O imperador D. Pedro II, em 7 de dezembro de 1859, visitou a comunidade de São Lourenço de Tejucupapo e fez cortar o pedaço de um tronco de uma àrvore para conservá-lo em memória da coragem de todos os que ali lutaram.


Fonte: Bóris Fausto, História do Brasil; Henrique C. P. de Melo, Pernambucanas ilustres do Brasil; J. Norberto de S. S., Brasileiras célebres; Joaquim Manoel de Macedo, Mulheres célebres. Elaborado por Tereza Cristina Novaes Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário