quarta-feira, 30 de março de 2011

Sem privilégio!

O Supremo Tribunal Federal entende como inconstitucional o dispositivo da Lei Complementar 165/99, do RN, que isenta juízes e servidores do Poder Judiciário do pagamento de custas e emolumentos pelos serviços judiciais e extrajudiciais.

A decisão, unânime, foi proposta pela Procuradoria Geral da República que argumentou que " não se pode vislumbrar uma situação de desigualdade entre os membros e servidores do Poder Judiciário e os contribuintes em geral que justifique o tratamento diferenciado pela lei ".

O Ministro Ricardo Lewandoski, destacou que a Lei viola os princípios da igualdade e da isonomia tributária. Citou ainda precedentes do Supremo ao votar pela procedência da ação. Todos os ministros acompanharam o voto do relator.


Fonte: Anelly Medeiros - Coluna: Poder Judiciário, Jornal Tribuna do Norte, pág. 6, de 20 de março de 2011.



É sem dúvvida, uma decisão justa, acertda e oportuna, valoriza o princípio constitucional da igualdade, e se constitui ao mesmo tempo, é um antidoto aos muitos dos privilégios ainda existentes em diversos órgãos de Poder de nossa brava República.

Lembremos todos, os Escravos em Roma, lutaram mais de mil anos para derrotar o Império,  consequiram, então é um bom sinal. Conservemos a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário