Com este tema a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB, realizou de 24 a 26 de setembro último, o 2º Congresso, tendo como local o Hanhembi, em São Paulo/SP.
A central de apenas 01 ano e 09 meses de existência foi fundada no final de 2007, mas já está organizada em 27 Estados da Federação e no Distrito Federal.
Estrutura sindical
A CTB é uma central classista, ampla e de luta, defende uma estrutura sindical capaz de reforçar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras não só no que se refere aos interesses corporativos e imediatos. A defesa e a luta pelo Socialismo é parte integrante e fundamental na perspectiva da construção de uma nova sociedade, baseada em valores elevados da solidariedade classista, do trabalho e da organização sindical.
Comitê Sindical de Base, o Sindicato, a Federação, a Confederação e a Central Sindical, foi o modelo de estrutura referendado no congresso.
Urbano e rural
O programa da CTB consta o compromisso de luta e organização dos trabalhadores do campo e da cidade, unidade necessária para enfrentar os desafios e afirmar uma proposta classista e de conteúdo emancipador para o conjunto dos trabalhadores e da sociedade brasileira como um todo.
No campo a principal referência é a Contag(Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), que com as federações e os sindicatos, mais de 4 mil, estão presentes em todos os estados da federação, representando um total de mais de 24 milhões de trabalhadores rurais. Consta ainda uma plataforma afirmativa em defesa da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar, de um projeto de desenvolvimento para um Brasil livre, soberano e próspero.
Palavra da delegada
Louise Mara, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing e Secretária de Juventude da CTB no Ceará, uma dentre tantas mulheres classistas presentes, declarou: " Espero que todos os trabalhadores e trabalhadoras independente de qualquer categoria que pertença, precisa se organizar e lutar em defesa de seus direitos ".
Desafios
Vários são os desafios na etapa atual da luta do movimento social e sindical, nesta quadra a CTB propõe a realização de uma nova Conclat(Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), como forma de unificar as diversa pautas de reivindicações e fortalecer os trabalhadores e suas organizações sindicais, no rumo da luta pelos interesses imediatos e futuros.
Consolidar a CTB é uma das principais decisões do congresso. O metroviário Wagner Gomes, foi reeleito para mais um mandato na presidência nacional da CTB.
CTB/RN presente
O Rio Grande do Norte esteve presente com uma representativa delegação, coordenada por Moacir Soares, seu novo presidente. Segundo Moacir, " O 2º Congresso foi uma das maiores manifestações de trabalhadores que aconteceu no sentido de fortalecer a luta dos trabalhadores ", disse ainda, " A presença das delegações internacionais é uma demosntração da necessidade da unidade do movimento sindical em âmbito internacioanl " . Divanilton Pereira, diretor do Sindicato dos petroleiros/RN, foi reeleito para a direção nacional da Central.
Eu também estive lá!
Parabéns aos Classistas da CTB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário