Urso-Polar
Pode ser encontrado no Alasca, na Groelândia, na Rússia e no arquipélago Norueguês. É um dos maiores carnívoros terrestres conhecidos. Os ursos-polares são excelentes nadadores e podem percorrer até 80 Km sem descanso.
É uma espécie que se encontra atingida com os efeitos das mudanças climáticas, afetando principalmente a alimentação e a sua reprodução, o degelo tem sido uma ameaça crescente, e eles dependem diretamente do equilíbrio do meio para poderem sobreviver.
O degelo interfere diretamente na quantidade e qualidade de sua alimentação, o que repercute no acasalamento e consequentemente na reprodução.
Medidas de proteção são necessárias para a manutenção da espécie que já se sente ameaçada. Poderá deixar de existir, caso alterações não sejam realizadas na preservação do meio ambiente e na forma de relação do homem com a natureza.
Modelo destruidor
A destruição da natureza e de seus habitates é manifestação do modelo de produção e consumo exagerado do mercado, tensionado pela ganância do lucro e do uso predatório dos recursos naturais, o modo capitalista de gerir a sociedade vem levando o mundo ao abismo e ao sofrimento provocado pelas catrastrofes, cada vez maiores e mais frequentes.
O desafio é o da preservação com desenvolvimento sustentável e integrado, capaz de atender as demandas de produtos e serviços, sem sacrificar e destruir a natureza, a sociedade pode encontrar outro caminho, baseado em outro modelo de sociedade, de prosperidade e de consumo racional.
Hoje, dia das crianças, dedico este artigo ao meu filho João Pedro e a todas as crianças pela pureza que carregam dentro de si. João Pedro tem dito que será Biólogo e Advogado da natureza. Assim aponta para um mundo melhor.
Em defesa da natureza e da vida humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário