A filosofia do Partido Comunista do Brasil
O PCdoB inspira-se na filosofia do proletariado - a herança de Marx, Engels, Lênin. O pensamento marxista surgiu da luta dos operários contra a exploração capitalista, desvendou os mistérios do funcionamento desse sistema, e explicou aos trabalhadores a necessidade de lutar contra ele por que uma sociedade justa e capaz de atender às necessidades de todos possa nascer: o socialismo.
O marxismo ensina que em sociedades divididas em classes, os que mandam vive do trabalho dos que produzem as coisa úteis.
No capitalismo a força de trabalho é uma mercadoria que o trabalhador vende ao patrão em troca de um salário, uma relação monetária que esconde a exploração. Com seu trabalho, os operários produzem os bens úteis e o lucro do patrão, na forma da mais valia, que é a essência da exploração capitalista.
Marx descobriu esse mecanismo e explicou aos trabalhadores, fundando um pensamento científico que orienta a luta pelo futuro mais avançado.
A luta pelo Socialismo
Essa é o fundamento da luta de classes que, do chão de fábrica e das fazendas, espraia-se pela sociedade na luta pela conquista do poder político com o objetivo de colocar limites à ganancia capitalista.
É a ciência mais avançada de nosso tempo, que os trabalhadores precisam estudar para compreender as contradições da sociedade capitalista e iluminar a luta pelo socialismo. Para ajudar nesse esforço, nas próximas edições A Classe Operária vai publicar alguns tópicos para ajudar o estudo desta ciência necessária, surpreendentemente de classe.
Fonte: A Classe Operária, nº 49, março de 2013.
Parabéns ao PCdoB pelo longo caminho percorrido em busca das transformações e de seus compromissos.
91 anos, com a mesma cara, a mesma história, o mesmo Partido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário