" O Brasil jogou fora o século XX. Não é que jogamos fora, mas não soubemos aproveitar o século XX. As oportunidades apareciam e a gente jogava fora. Muitas vezes por descrença, por complexo de inferioridade. Afinal de contas, somos uma nação colonizada e sempre uma nação colonizada demora mais para ter auto-estima, demora mais para acreditar em si própria. O século XIX foi dos europeus, o século XX dos Estados Unidos e no final uma parte da China e no século XXI, é inexorável, é o século do Brasil e da América Latina ".
Trecho do discurso do presdiente Lula (28 de outubro de 2010) no município de Angra dos Reis(Campo de Tupi-Bacia de Santos), início da exploração da camada do pré-sal.
Sábias palavras de Lula, tem uma leitura correta do papel do Brasil na nova geopolítica mundial e também da importância da América Latina, onde se afirmam experiências de governos populares comprometidos com o desenvolvimento, a democracia e a participação polítca de segmentos socias historicamente excluídos de qualquer protagonismo na época das ditaduras e do período da implemntação do neoliberalismo na América Latina.
Dilma Roussef representa esta oportunidade de fortalecer o Brasil e desenvolver relações mais sólidas com o continente americano.
Vote 13!
Nenhum comentário:
Postar um comentário