No último dia 16 de agosto, na página 17/Cidades, o jornal Diáro de Natal, no espaço Adurn Notícias, Novos Valores, faz registro da Professora Adjunta da UFRN, Ione Rodrigues Diniz. Ione é uma das Doutoras do quadro Docente de nossa Universidade.
A professora Ione atualmente desenvolve pesquisa em alguns municípios do Seridó sobre o processo de desertificação na região e como as comunidades estão se relacionando com o meio ambiente.
Ponto focal
O Seridó é ponto focal de desertificação, e como tal qualquer modelo ou estratégia de desenvolvimento deve passar/considerar necessariamente pela vertente ambiental.
Falta ou negação de conhecimento e informações técnicas é sempre justificativa para defender a continuidade de ações predatórias ou mesmo de uma política de "Desenvolvimento Regional" que não preserve o meio ambiente, e não tenha a sustentabilidade como elemento estruturante de referência para o desenvolvimento econômico e a prosperidade social.
Aqui reproduzo uma declaração, que considero muito pertinente, quando a professora e pesquisadora afirma:
" Para muitos, a desertificação não existe. É uma visão teórica. Principalmente das pessoas que estão atuando diretamente nas atividades ceramistas. Elas enxergam como uma questão que não diz respeito a elas, quando na verdade eles estão no foco do problema ".
Concordo!
Parabéns Ione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário