terça-feira, 31 de maio de 2011

A pureza do argumento!

" No Proerd aprendi que as drogas não são um bom caminho pra vida. Isso acontece porque contém substâncias como: THC Tetra Hidsa Cabinol e a nicotina são exemplos. Além de destruir a vida de muitos adultos, destrói  a vida de adolescentes e crianças, um exemplo de droga é a cola. Além de drogas em pedras, ou folhas, existem em líquido, como o álcool ".


Redação escrita decorrente de tarefa escolar. O autor é João Pedro Galvão Freire Paiva de França, tem 09 anos, é aluno do 5º ano do ensino fundamental.

Proerd-Programa  Educacional de Resistência as Drogas.

É significativa a contribuição do Proerd para a formação de opiniões e condutas dos alunos que tiveram oportunidade de participar. Notadamente num momento em que se discute a legalização de determinadas drogas, como é o caso atual da legalização ou não da maconha.


Parabéns João Pedro!

O brado da Guerreira!

"Ela não é a última palavra no regime democrático".

Trecho da entrevista de VILMA DE FARIA, presidente estadual do PSB/RN e ex-governadora do Estado, sobre a reação ditatorial da governadora Rosalba Ciarline/DEM, em relação a greve e o tratramento dispensado aos grevistas. Jornal Potiguar Notícias-entrevistadore: Cefas Carvalho e Pinto Júnior


É sem dúvida, uma constatação acertada.

sábado, 28 de maio de 2011

A rosa do povo!

" No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra ".

Carlos Drummond de Andrade.


Para falar em rosa(com todo respeito a Drummond), hoje/tarde, foi realizada no estádio João Machado/Machadão a solenidade de colação de grau da turma do Proerd-Programa Educacional de Resistência as Drogas, até aí tudo bem, mas quando anunciaram a presença da governadora e ela começou a falar, uma sonora vaia foi disparada da arquibancada, sentindo o clima adverso, a governadora, intitulada de Rosa, foi esperta falou duas palavras e encerrou a sua melancólica participação.

Literalmente sentiu o descontentamento de um governo que tem apenas 5 meses, e já apresenta um certo desgaste. Mas como se trata de uma Rosa vamos esperar se tem algum cheiro ainda por vir. Pois até agora o que foi exalado, tem causado um grande mal estar, notadamente entre a maioria dos servidores públicos, que inclusive estão em greve.

Registro que os cachorros do canil da Polícia Militar foram aplaudidissímos.


Borboletas e Rosas  parecem não ser boas opções para o povo potiguar.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Apaixonados!

" Os apaixonados perdem a visão crítica das coisas e das pessoas ".



Reginaldo Faria. O Dr. Leônidas de O Clone.



E a sua visão como vai? ainda existe?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Força motriz!

"Os trabalhadores são a força motriz do aprofundamento das mudanças no país rumo ao Socialismo ".


Declaração de Renato Rabelo, presidente nacional do Partido Comunista do Brasil/PCdoB, quando da abertura  do 4º Encontro Sindical Nacional do Partido(6ª feira às 20 horas), no auditório do Teatro Salesiano, bairro de Ondina Salvador/Ba, realizado de 20 a 22 de maio do corrente.


O Encontro teve como objetivo central debater a nova política sindical do PCdoB, o fortalecimento da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB, e apontar rumos na disputa política pela hegemonia entre os trabalhadores.


Muito bem, parabéns, vamos em frente!

domingo, 22 de maio de 2011

Em teus lábios!

A tua língua em minha língua!


A tua língua em minha língua; eis
Nossas bocas firmando uma aliança..
corpos entrelaçados em uma dança.
Em um palco desnudo de vãs leis...
Da tormenta, fizemos a bonança!
Peças no tabuleiro do xadrez
Tendo o xeque-mate como herança...
E teus lábios(!), em minha boca, enfim...
Que me cortam, faca de um gume!
E desprendem odor de alecrim...
Se em teus lábios derramo meu prazer..
Em meu rosto destilas teu perfume
Na madrugada pronta p´ara morrer...



Autor: Cefas Carvalho-escritor e jornalista.


Fonte: blog do carlossantos.com.br(publicado no dia 19 de dezembro de 2010-Mossoró/RN).

sábado, 21 de maio de 2011

A cara da miséria!

Dados do censo 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a miséria tem uma cara no Brasil. Os grupos mais vulneráveis são as crianças, os indígenas e moradores de estados do Nordeste.

Na análise por cor ou raça, a maior proporção de miseráveis está entre a população que se autodeclara indígena: 40%. A taxa é bem superior à verificada nos demais grupos: 12%(pardos), 10%(pretos), 9%(amarelos) e 5%(brancos).

Outro dado significativo é a maior incidência de miséria entre crianças brasileiras. Como as famílias mais pobres têm em média mais filhos, a taxa de pobreza no grupo de 0 a 14 anos é o dobro(14%) da verificada no restante da população(7%).


Fonte: jornal Tribuna do Norte/RN, 19 de maio de 2001, pág.07.



O caminho para superar a pobreza e a miséria é o de buscar permanentemente democratizar a sociedade e combater a enorme injustiça social ainda existente, o eixo desta luta precisa adotar como diretriz para que cada cidadão tenha os mesmos direitos, condições e oportunidades para o seu desenvolvimento.

Avançar nas transformações políticas e buscar integrar o povo na construção de uma nova ordem, de natureza inclusiva e de sentimento humanista e solidário É UM DESAFIO AINDA NÃO SUPERADO. Uma alternativa viável e possível na atual quadra política é construção de um Novo Projeto Nacional e Desenvolvimento para o Brasil.

8% dos nossos brasileiros, aproximadamente 16 milhões de pessoas(dados também do IBGE), homens, mulheres, crianças, jovens e adultos, todos chagados socialmente e atingidos na sua dignidade humana pelo modelo concentrador de riquezas e excludente de direitos(sociedade capitalista) e oportunidades ainda vigente em nossa pátria.


Pelo Desenvolvimento e pela dignidade humana.

domingo, 15 de maio de 2011

A Comuna de Paris!

Ousaram tomar o céu de assalto; serão lembrados eternamente.


" Sem medir esforços, em 18 de março de 1871 os operários de Paris decidiram "tomar o céu de assalto", escreveu Karl Marx, saudando a revolução proletária vitoriosa naquele dia numa das principais capitais europeias. Foi um acontecimento histórico "sem precedentes"(como Vladimir Lênin classificou) que durou apenas 72 dias e foi afogado em sangue pelas tropas combinadas dos exércitos francês e prussiano que, tendo vencido a guerra iniciada em 1870, ocupava o território da França".


Grande feito dos operários

Foi um acontecimento sem precedentes porque, pela primeira vez na história, o proletariado tomou o poder e, alijando burgueses e latifundiários, organizou o governo e manteve-o em funcionamento para atender as necessidades de uma metrópole com aquelas dimensões.

A repressão foi sangrenta. Aliado com as tropas estrangeiras que ocupavam a França, o governo de Adolphe Thiers promoveu um massacre: em torno de 25 mil communards foram sumariamente fuzilados, escolhidos ao léu no meio da massa pelos seus algozes; 44 mil foram presos, quatro mil foram deportados e inúmeros foram condenados a penas de prisão.

" No total, escreveu Lênin, Paris perdeu 100 mil filhos, entre os quais se encontravam os melhores operários detodos os ofícios. A burguesia esta satisfeita ".


Indicaram o caminho do poder revolucionário

Os operários de Paris não conseguiram manter  o governo ante a força arrasadora dos defensores da capital. Mas indicaram para as gerações futuras o caminho da organização do poder proletário. E deixaram alguns dos símbolos mais notáveis da luta pelo socialismo, entre eles o hino " A Internacional ", adotado pelos comunistas de todos os países.


Participação das mulheres

O enganjamento das mulheres em defesa da revolução foi especialmente importante. Há vários textos mostrando a contribuição das operárias nesta gloriosa batalha dirigida pelos communards.

Deixaram lições também para o desenvolvimento da consciência de classes do proletariado. Um dos registros mais notáveis desse ensinamentos foi recolhido por Bertolt Brecht na peça Os Dias da Comuna, escrita entre 1946 e 1947.

Ao ousar tomar o céu de assalto, aqueles heróis maravilhosos, regaram com seu sangue o chão da história, e serão lembrados eternamente por isso.


Fonte: Texto de José Carlos Ruy, é historiador e membro do Partido Comunista do Brasil/PCdoB.



Viva os ideais da Comuna de Paris em seus 140 anos.

sábado, 14 de maio de 2011

Sinto um desconcerto!

" Tanto de meu estado me acho incerto ".

Camões.



Tanto de meu estado me acho incerto,
que eu vivo ardor tremendo estou de frio;
sem causa, juntamente choro e rio.
O mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto um desconcerto,
da alma um fogo me sai, da vista um rio;
agora espero, agora desconfio,
agora desvario, agora certo.

Estando em terra, chego ao céu voando;
numa hora acho mil anos, e é de jeito
que em mil não posso achar uma hora

Se me pergunta alguém por que assim ando,
respondo que não sei, porém suspeito,
que só porque vos vi, minha senhora.


Luíz Vaz Camões. Lírica. São Paulo; cultrix, 1999.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Mulheres do Brasil - 32ª

Mulheres que contribuíram para a formação e o desenvolvimento do Brasil.


Catarina Laudsberg (c. 1910 - ? ) Ativista política.


Como militante do Partido Comunista do Brasil(PCdoB), participou da fundação da União Feminina do Brasil no ano de 1935.

Essa organização fazia parte da Aliança Nacional Libertadora(ANL), movimento organizado no mesmo ano. No espaço de alguns meses, a ANL teve uma extraordinária expansão, criando mais de 1.600 núcleos pelo Brasil. 

A Aliança foi uma coligação de partidos de esquerda, sindicatos e alguns tenentes, reunindo a classe média e o operariado numa numa frente contra o imperialismo e o fascismo.

As reivindicações pelos direitos da mulher também faziam parte do programa da ANL. Catarina foi uma das fundadoras do núcleos de organização das mulheres.

Estes dois movimentos estavam sob a direção dos comunistas brasileiros. Foram reprimidos pelo governo, acusados pelo chefe de polícia Felinto Muller de serem organizações financiadas por estrangeiros.

Fechada a Aliança, iniciou-se uma onde de prisões por todo o Brasil, que culminaria, em 1937, com o golpe de estado e a instauração do Estado Novo.



Fonte: Maria Amélia A. Teles, Breve história do feminismo no Brasil.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Arte social!

" A pintura atual procura o muro. O seu espírito é sempre um espírito de classe em luta. Estou com os que acham que não há arte neutra. Mesmo sem nenhuma intenção do pintor, o quadro  indica sempre um sentido social ".


Depoimento de Cândido Portinari ao jornal Folha da Noite, em 1934. Portinari posiciona-se em defesa de uma arte social, com tonalidades próprias.


Portinari, era membro do Partido Comunista do Brasil/PCdoB, tendo sido candidato a Senador da República pelo Estado de São Paulo, década de 40 do século XX, na época bem votado, dizem que a fraude eleitoral foi sua principal adversária. Diga-se que enfrentou o processo eleitoral com muita arte.

Arte social!

" A pintura atual procura o muro. O seu espírito é sempre um espírito de classe em luta. Estou com os que acham que não há arte neutra. Mesmo sem nenhuma intenção do pintor, o quadro  indica sempre um sentido social ".


Depoimento de Cândido Portinari ao jornal Folha da Noite, em 1934. Portinari posiciona-se em defesa de uma arte social, com tonalidades próprias.


Portinari, era membro do Partido Comunista, tendo sido candidato a Senador da República pelo Estado de São Paulo, década de 40 do século XX, na época bem votado, dizem que a fraude eleitoral foi sua principal adversária. Diga-se que enfrentou o processo eleitoral com muita arte.

domingo, 8 de maio de 2011

Mãe, você sabe!

Tenho um segredo guardado comigo desde quando ti conheci.
Mãe, você sabe? Acho que foi em seu ventre, quando ouvi a sua voz e o pulsar do seu coração pela primeira vez.
Mãe, você sabe? Ouvia você dizendo frases lindas que sempre encerrava com "AMO VOCÊ MEU FILHO"

Mãe, você sabe? Quando nasci você disse muitas coisa lindas. Sua voz sempre soou como melodia para os meus ouvidos e acalento para minha alma e invariavelmente sempre suas frases terminavam com um "AMO VOCÊ MEU FILHO".

Mãe, você sabe? Tive dor de barriga, tive febre, enfim, tive probleminhas que todas as crianças têm e você, mãe, sempre estava ao meu lado, cuidando de mim. Lembra mãe?
Você passava noites em claro comigo e dentre uma carícia um beijo um abraço com
carinho você dizia "AMO VOCÊ MEU FILHO".

Mãe, você sabe? Eu me sentia seguro em seus braços, me sentia a criança mais
protegida e bem cuidada do mundo. Ah! como eu adorava ser adulado por você. Mãe você sabe? Quando adolescente, mesmo quando recebia broncas suas por ter feito algo errado,
 como "enforcar" aulas, por exemplo, sentia mesmo nessas horas que me passava uma  reprimenda,
dizias: " é para o seu bem" "AMO VOCÊ MEU FILHO".

Mãe, você sabe? Eu cresci, me casei e hoje sou pai e vejo a história se repetir através
dos olhos do meu filho, tendo desta feita como personagem MÃE, minha esposa.

Mãe, você sabe? Hoje em dia, mesmo morando longe sinto sua presença constante na minha vida e quando penso em você, nas horas mais difíceis, ouço sua voz doce com o ouvido de minha alma, dizendo calma, estou com você meu filho "AMO VOCÊ MEU FILHO". Ah! como isso me faz mais forte, me sinto um super-homem e não tem problema que eu não enfrente.

Mãe, você sabe? Nada mais tenho a dizer, mesmo porque não adiantaria, porque espaço nenhum no mundo seria suficiente para redigir o que sinto, por isso quero dizer logo meu segredo:

" MÃE, VOCÊ SABE? AMO VOCÊ MINHA MÃE".


Autor: Américo Sidnei Rissato. Poesia recitada pelo aluno Fábio Pereira da Nóbrega, no último dia 04 de maio por ocasião de uma aula na pós-gradução(Gestão em Processos Educacionais) no Instituto de Formação Presidente Kennedy/RN.


È verdade, quase todas as mães são assim, ou mais que assim. Minha mãe também é assim.


Parabéns as que são e as que se fizeram mães.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mais ou menos!

" A gente pode morar numa casa mais ou menos,
Numa rua mais ou menos,
Numa cidade mais ou menos, e,
Até ter um governo mais ou menos,
O que a gente não pode mesmo,
É amar mais ou menos,
Se a gente corre o risco de se tornar mais ou menos ".
 

Poema psicografado por Chico Xavier(médium brasileiro).


E o seu sentimento de amor, é mais ou menos?

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Para inglês ver!

" Os traficantes de carne humana tornaram-se os mais poderosos empresários do Império. Como lembrou o grande advogado negro Luiz Gama, ele próprio vendido como escravo pelo pai quando tinha apenas 10 anos, - Os carregamentos eram desembarcados publicamente, em pontos escolhidos das costas do Brasil, diante das fortalezas, à vista da polícia, sem recato nem mistério. Eram os africanos, sem embaraço algum, levados pelas estradas, vendidos nas povoações, nas fazendas, e batizados escravos pelos reverendos, pelos inescrupulosos párocos ".


Fonte: www.vermelho.org.br - Do artigo: Direitos humanos no Brasil, por dentro e por fora. Fábio Konder Comparato-Jurista-Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra/Portugal.

Trata-se de um acordo firmado em 1826, entre Brasil e Inglaterra, para o cumprimento desse trata internacional, o Brasil promulgou a Lei de 7 de novembro de 1831, a qual, determinava que a partir de então, todo africano desembarcado no Brasil seria considerado livre.

Somente duas décadas e meia depois, em 4 de outubro de 1850, com a chamada Lei Eusébio de Queiroz, que impunha o julgamento dos  traficantes e compradores de africanos como contrabandistas é que veio surtir efeito o propósito da lei editada a quase 30 anos depois, desta feita não pela Clônia(Brasil) mas pelo Império de então(Inglaterra)

Diante do comportamento indígno das autoridades brasileiras, e tendo em vista a iminente expiração do tratado de 1826, o parlamento britânico votou em 1850, a chamada Bill Aberdeem, pelo qual, reiterando-se a qualificação do tráfico negreiro como pirataria, foi assim autorizado o apresamento, até mesmo em águas brasileiras, dos tumbeiros e de sua carga, com o julgamento da tripulação pelas Cortes do Almirante em Londres.

Daí nasceu a famosa expressão: PARA INGLÊS VER em se tratando de uma Lei que é apenas letra morta, ou seja, não tem valor nenhum, juridicamente falando sem efetividade.


Ainda tem muita coisa e também certas Leis que é para...........................verdade?